Topo

Modelo sul-africana conta de parto humanizado feito no Brasil: 'Marcante'

Candice Swanepoel e Anacã - Reprodução/Instagram
Candice Swanepoel e Anacã Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

18/11/2017 14h31

Uma das tops mais celebradas do mundo, a sul-africana Candice Swanepoel, 29, falou pela primeira fez sobre a experiência de ter feito o parto humanizado de seu primeiro filho, Anacã, no Brasil. Ela é casada com o modelo brasileiro Hermann Nicoli, e o bebê tem hoje um ano de idade.

O casal se conheceu em Paris, durante um trabalho, e engatou um romance no ano de 2005. Desde então, ela fez diversas viagens ao país do namorado, onde aprendeu a falar português fluentemente. “Isso me ajudou na decisão sobre o parto – caso contrário, seria muito difícil me comunicar nesse momento tão particular”, disse em entrevista à revista “Vogue”. “Minha alma e energia estão sempre em paz quando estou no Brasil.”

No quinto mês de gestação, ela desembarcou em Vitória, no Espírito Santo, para encontrar então uma médica que pudesse acompanhá-la e apoiá-la na decisão do parto natural. “No Brasil, em torno de 60% dos partos são cesária. Por isso, eu sabia que precisava  procurar uma equipe que realmente pudesse e quisesse me ajudar a ter um parto humanizado.”

Veja também:


Além de fazer pilates para se preparar fisicamente para o momento do nascimento, Candice participou de palestras sobre o assunto e encontros com grávidas. “No dia 4 de outubro de 2016, às 2h30, senti as contrações começarem. Fiquei entre o chuveiro e a cama, meditando até minha doula chegar. Só ao meio-dia fui para o hospital. Anacã nasceu às 17h30, na banheira de lá. A água quente me ajudou no processo. Foram 15 horas que valeram cada segundo. Ele chegou direto para os meus braços.”

A experiência única a fez interpretar as dores de outra maneira. “Sabia que as dores das contrações seriam para trazer meu filho para mais perto de mim. Olhar para o rostinho dele foi um momento esperado e intenso na minha vida”, disse. “Nós somos mais fortes do que imaginamos. Por isso, hoje, desejo que todas as mulheres possam ter um parto lindo e marcante. Quero ter mais filhos e eles virão ao mundo da forma mais natural que eu conseguir.”