Horóscopo

Amor em Dezembro: leia as previsões para o seu signo

Brunna Mancuso/UOL
Confira o que dezembro lhe reserva no amor Imagem: Brunna Mancuso/UOL

Barbara Abramo

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 00h00

Descubra como estará a sua vida amorosa e seu relacionamento em família em dezembro, de acordo com as previsões mensais de Barbara Abramo.

Veja também

Áries (21.03 a 20.04)

O astro do amor (Vênus) ingressa em Sagitário logo no começo de dezembro, prometendo excitação, sensualidade, paixão, novos interesses e paqueras – esteja você comprometido ou não. A partir daí, o que vale é quebrar a rotina, sair do conhecido e trazer mais novidade e movimento à sua vida amorosa e sexual. Muitos poderão ter um caso de amor com estrangeiros ou, numa viagem, conhecerem alguém.

Dezembro começa animado para o amor mesmo! Outro momento bacana para namorar é a Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro), e daí por sete dias, seus sentimentos e emoções poderão estar inflamados, empolgados e dispostos a correr riscos por um sonho de amor.

Na segunda semana, o comunicador Mercúrio e o surpreendente Urano (entre 9 e 10 de dezembro) sinalizam que chegou a hora de se expressar com clareza e atingir o coração de quem você ama! Ótimo também pra viajar com seu amor e descobrir novos horizontes. Mas tenha em mente que muito vai depender de sua imaginação e inventividade. Um toque adicional cabe aqui: como Mercúrio está retrógrado nesse período, pode acontecer de você refazer o contato inesperado com alguma pessoa muito querida do seu passado. Fique ligado!

O amor e os relacionamentos estão mesmo em primeiro plano em dezembro. Ótimo para dar um passo mais sério no amor? No dia de Natal, quando Vênus e Saturno torcem por realismo, estabilidade e seriedade no amor.

A partir do Natal, vida em família vai ganhando mais e mais importância – os encargos e incumbências com eles podem até pesar um pouquinho, mas serão altamente reconfortantes para você!

Touro (21.04 a 20.05)

Sexualidade, imaginação e travas pessoais podem fazer uma mistura um tanto estressante e até indigesta na primeira quinzena. Se você tem medos e problemas com seu amor, trate de abordar logo de cara, no comecinho de dezembro. E tire o mês para destravar esses medos! A comunicação verbal não ajudará muito – mas gestos e atitudes serão bem mais eloquentes e claros. Aposte nisso. Questões de saúde podem interferir no seu estado emocional, desviando a atenção do amor e dos relacionamentos por algum tempo.

A boa notícia é que Marte, o planeta do desejo e das atitudes, entra em Escorpião em 9 de dezembro, para uma estadia até 27 de janeiro de 2018. Marte dá uma força, um embalo na relação a dois! Talvez tenha de encarar mais demandas, pressões, ou desejos do seu parceiro. Mas tudo isso vai lhe ajudar a ser mais objetivo e claro na relação. Às vezes, o confronto traz luz, ação, tira da modorra e da mesmice e renova a relação. Aposte nisso!

Em seguida, a Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro) dá o que pensar. Se você está comprometido é hora de analisar os pontos ruins da relação. Como dura sete dias, é um tempinho bacana para você também listar suas demandas. Mas para quem está apenas paquerando ou tem um relacionamento vago com alguém, a minguante lunar pode trazer o encerramento, o fim desse caso. Faça como o ritmo lunar: deixe minguar!

No fim do mês, tudo parece terminar bem. Um clima de sonho, sensualidade e paixão rondam seu fim de mês: Marte trígono Netuno (nos dias 27 e 28 de dezembro) atrai você para momentos de sonho e intensidade!

A vida social promete em dezembro! Em especial na primeira semana e nos dias de Natal – um ajuntamento de astros traz movimento, convites e alegrias compartilhadas. Você também poderá programar uma interessante viagem com parentes no fim do ano, um momento ótimo para estar com sua família.

Gêmeos (21.05 a 20.06)

Sucessão de novos pretendentes e gente interessante despontando no horizonte, ao mesmo tempo em que alguém do passado ressurge, confundindo seu julgamento para valer. Repare a confusão... Mercúrio e Vênus prometem mesmo esse movimento todo, mas no fim das contas, tudo vai se resolver de vez antes do Natal, entre 16 e 19 de dezembro. Nesta altura do mês, três astros juntos em Sagitário, o signo que comanda seus relacionamentos estáveis, trazem o desfecho de todas as situações vagas. Aliás, a Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro) abre uma curta fase bem importante para você perceber com quem e como deve manter uma relação estável.

Dezembro é o mês do realismo, de ponderar, de decidir com os pés no chão e com a cabeça, mesmo os assuntos afetivos. Excelente para decidir – e depois disso, seguir adiante, seja pra ficar junto de alguém ou pra se afastar de uma vez. Por caracterizar o fim de um ciclo, em alguns casos pode acontecer a conclusão de um processo que vinha se arrastando. O importante é saber que daí em diante, algo terá de mudar de verdade, em termos de compromisso.

No período do Natal ocorre uma importante conjunção entre Vênus e Saturno em Capricórnio. Hora de provar de um jeito bem concreto seu amor por parentes e mais próximos. Talvez você precise colocar certos limites claros para eles.

Finalmente, um bom momento começa depois do Natal, desanuviando o clima amoroso, familiar e social! A Lua crescente em Áries (em 26 de dezembro) promete clareza e disposição para estar com quem ama e com os amigos, desfazendo mal entendidos e projetando planos para uma virada bem bacana!

Câncer (21.06 a 21.07)

Se até meados do mês é a rotina e o dia a dia que exigem muito mais atenção, o equilíbrio do relacionamento amoroso também passa pela convivência diária. De repente, os detalhes do cotidiano ganham dimensão muito maior! É quando você não consegue mais suportar um mau hábito do seu parceiro – ou vice-versa. Terão os dois de assumir que é hora de mudança real e concreta, urgente.

A onda de paixão e sensualidade vem forte com Marte em Escorpião, a partir de 9 de dezembro e segue firme até o fim de janeiro que vem, aliás. A vontade de conquistar vem com força total a partir daí! Paixão e fertilidade também – uma boa notícia para as cancerianas a fim de engravidarem. Se você tem filhos, dezembro será um mês de alegrias e divertimento com eles.

Já na segunda semana, momento certo de filtrar as amizades com quem passar o tempo – e a Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro) traz a percepção certa de quem é a pessoa em quem você precisa colocar limites claros. Tudo pode começar com um grande equívoco que precisará ser resolvido.

A partir da segunda quinzena, período espetacular para quem está fim ou já vive uma relação estável, firme. Casamento, noivado, namoro firme, não importa – a verdade é que você vai tomando mais e mais consciência de que não dá para ser feliz sozinho. Pelo menos não neste momento da sua vida. Mas isso tem de acontecer com uma pessoa especial, não serve qualquer uma. Essa é a lição de Saturno – que entra em Capricórnio no dia 20 e onde transitará até fins de 2020. Até lá, se você tem um relacionamento estável, tenha certeza de que ele será posto a prova. E a prova é: ele ainda tem sentido e valor atualmente? Se sim, tudo se renovará.

De modos que entre meados de dezembro e meados de janeiro de 2018, três astros em Capricórnio colocam no destaque total o relacionamento. Escolhas precisarão ser feitas, e se você se relaciona com alguém, isso terá um peso gigante. Vênus ingressa em Capricórnio (de 25 de dezembro até 18 de janeiro de 2018) garantindo afetos estáveis.

Fim de mês regado a inspiração, intuições e sentimentos bacanas para compartilhar! Marte trígono Netuno (27-28/12) traz imaginação forte e vontade de alargar seus horizontes: perfeito para quebrar a rotina com uma viagem de sonho!

Momentos de diversão com a família serão bem-vindos a partir do fim do mês. Os amigos leais, que ganharam mais atenção no começo de dezembro, seguem firmes ao seu lado.

Leão (22.07 a 22.08)

Quanta animação no campo amoroso! E quanta oportunidade de ser feliz! Já no começo do mês, Vênus ingressa em Sagitário (em 1º de dezembro), trazendo charme e encanto em dose dupla pra você – além de abrir seu coração para quem está a fim de paqueras e divertidos momentos. A esta altura do mês, nada de cobranças e dramas, apegos e possessividade! Ou tudo vai ser agradável, estimulante e solto, ou não será. Se você estiver comprometido, é um excelente momento para sair da rotina e inventar atividades bacanas e surpresas pra quem ama.

Filhos, prazeres, sexo e diversão estão em alta mesmo até a terceira semana. Se você tem como extravasar tudo isso, aproveite o momento intenso e bote para fora toda a sua alegria e empolgação de estar com as pessoas certas.

Ainda na primeira semana, a Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) aquece a a vida social – pode ser até que aconteça algum mal-entendido. Cuidado: deixe tudo bem claro com todos os envolvidos!

Decisões importantes sobre filhos e amores chegam com força total na Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro). Desta vez, será a última em muitos anos em que Saturno estará envolvido, todos os três astros no mesmo signo. O que traz a percepção de um desfecho, uma conclusão, uma decisão séria cujos efeitos devem se estender por longo tempo.

Em casa e em família, Marte em Escorpião sinaliza alguns conflitos e confrontos depois de 9 de dezembro. Em Escorpião, Marte traz disputas que envolvem controle emocional, financeiro e possessividade, por parte de um dos parentes. Com uma boa dose de paciência, você pode sair sem maiores mágoas de tudo isso no fim do mês. O momento traz percepção aguda de limites na relação com filhos e com seu amor. Até onde você pode ir com eles? Até onde quer ir de verdade? A vida mostrará.

Natal com conjunção de Vênus e Saturno promete um clima mais comedido, sem exageros, trazendo limites e consciência de que é preciso se comprometer, fazendo valer promessas e provando afeto de maneira concreta e pratica.

Virgem (23.08 a 22.09)

Com Vênus em Sagitário desde o início do mês, a vontade é de curtir a família, os parentes íntimos, a casa. Você pode se descobrir muito hospitaleiro, a fim de trazer todo mundo que você gosta pra dentro da sua casa! Mas seja bastante claro quanto aos convites, períodos e demais detalhes: Mercúrio retrógrado sinaliza erros, enganos, má interpretação e etc. Isso vai até a época do Natal!

Outro fator interessante para os sentimentos compartilhados é o belo trígono de Júpiter com Netuno, na primeira semana, que faz você sonhar alto com seu amor, cheio de poesia, romance e enlevo! As trocas de mensagens e a conversa a dois serão inspiradoras, dando a você a impressão de que finalmente encontraram o canal certo para se entenderem, compartilhando sonhos e projetos em comum. Mas espere o dia 10, para ter certeza de que tudo é realidade.

Na segunda quinzena, com a Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro), um capitulo se encerra na vida familiar – literalmente o fim de um período acaba por aí, ou pelo menos você terá certeza disso logo nos dias subsequentes. Pode ter relação com algo que interessa a toda a família, como uma mudança de cidade, de imóvel ou um problema com um parente mais vivido. Seja o que for, a partir daí, conte mais consigo e menos com os outros.

Para os apaixonados ou que estão em vias de engatar um romance, o eletrizante e inovador trígono entre Vênus e Urano trazem excitação e descoberta por volta dos dias 20 e 21 de dezembro, providenciando aquela dose de animada troca emocional que tanto alimenta sua alma.

Na sequência, a grande mudança: o Sol ingressa em Capricórnio (em 21 de dezembro), e como já escrito antes, Saturno também estará neste signo – e a concentração planetária neste signo irmão do seu, com Vênus também aí, a partir de 25 de dezembro, promete mais realismo nos afetos, amores e amizades em geral. Seus limites sendo conhecidos, você já saberá onde pisa daí em diante.

Sobrou mal-entendido com seu amor no fim do mês? Aproveite a onda positiva entre Marte e Netuno e convença, demonstrando com paixão e entrega, seus delicados sentimentos a quem ama. O aspecto fica forte entre 27 e 28 de dezembro.

Libra (23.09 a 22.10)

A relação com os mais próximos fica mais divertida e interessante desde o início do mês, como indica Vênus, que ingressa em Sagitário quando dezembro abre! É a chance de se aproximar de um irmão, primo ou amigo de infância de quem andava meio afastado. Essa convivência será muito estimulante!

Atente para a dificuldade de comunicação, talvez com pessoas mais velhas do que você. Entre 17 e 19 de dezembro, abre uma janela astral incrível para a percepção disso, pois será algo valioso que servirá de baliza para você nos próximos anos, ao se comunicar e se relacionar com quem priva da sua intimidade.

Acordos e acertos com família e com o parceiro podem ser planejados, com paciência e foco, com Marte sextil Saturno (entre 5 e 7 de dezembro). Valores e decisões tomadas em conjunto com seu cônjuge são um tema em alta por toda a primeira quinzena, na verdade! Marte e Júpiter se unem também, oportunidade para rever valores e objetivos em comum – e o custo financeiro disso também.

Para intensificar ainda mais este momento incrível, Mercúrio trígono Urano trazem, de 9 a 10 de dezembro, a vibração certa pra mudar os rumos de algum plano, arejar a relação, libertar-se de padrões ou expectativas que nada tem a ver com você mais.

Seu regente Vênus forma uma forte conjunção com Saturno no período do Natal. Talvez você sinta falta da família ou de um apoio mais íntimo. Esteja você junto de sua família ou não, você estará precisando de mais provas desse apoio e presença familiar.

Ocorre que justamente na terceira semana, como explicado acima, Saturno ingressa em Capricórnio (em 20 de dezembro). Daí em diante, serão dois anos de um trabalho consciente para você se sentir enraizado, seguro, plantado em seus próprios pés. Muitos poderão se sentir meio órfãos – por 1001 motivos e condições. Mas o Sol em Capricórnio (em 21 de dezembro) e Vênus neste signo a partir de 25 de dezembro trazem alegrias e percepção de seus laços com seus queridos também.

A vida amorosa vai melhorando conforme o mês for terminando!

Escorpião (23.10 a 21.11)

Dezembro traz o diálogo e a compreensão na vida cotidiana como os mais importantes fatores para que seu relacionamento flua como seus sonhos desejam!

Por isso, invista em uma comunicação clara, sem deixar nada no ar. Se algo te chateou, esclareça, com jeito e sorrisos, mas não deixe passar. Lembre-se de que quanto mais você acumular mal-entendidos, mais distante, desconfiando e amargo poderia ficar. Mas você precisará redobrar a paciência no diálogo, pois com Mercúrio retrógrado a partir de 3 de dezembro, a tendência é não falar do que na verdade está incomodando. Talvez seu parceiro esteja vivendo a mesma onda – e tem dinheiro envolvido nisso, ou seja, finanças são assunto delicado! Até 22 de dezembro, preste atenção e reforce o diálogo com seu amor, especialmente se houver pendências ou compromissos financeiros.

Tome nota: um arranjo novo para as obrigações domésticas e familiares ficarem mais leves e fluidas? Lance a ideia na segunda semana - Mercúrio trígono Urano (entre 9 e 10 de dezembro) trazem uma chance-relâmpago de acertar em cheio!

Quem estiver iniciando um relacionamento leve, instável, prepare-se: a Lua minguante em Virgem (10 de dezembro) é uma prova de fogo: críticas, cobranças e um clima azedo podem fazer minguar suas esperanças. Deixe ir. Nesta época a vida social tende a diminuir bastante também.

E um toque bem importante para todos os deste signo, qualquer que seja seu estado civil ou sua situação emocional. Será que você consegue atrair alguém que gosta? Será que tem os encantos necessários para cativar a atenção de alguém? Reflexões sérias sobre isso chegam com na Lua nova em Sagitário, no dia 18. A conclusão? Talvez tenha o tempo passado, mas quem enxergar valor e beleza em você, é porque realmente quer bem e tem amor. O resto são aparências, e estas não te interessam.

A partir da terceira semana, com três astros no racional Capricórnio, e Mercúrio novamente em movimento direto, a comunicação se torna mais clara, objetiva. Bom para reciclar pensamentos sobre a relação também!

Sagitário (22.11 a 21.12)

Encanto pessoal para dar e vender é o bônus astral que Vênus traz para você até o Natal. Aproveite bastante essa onda para conquistar e agradar quem você ama! Atenção no dia 10 já que Netuno confunde seu julgamento amoroso e você pode ser levado a fazer o que não quer por causa de promessas muito vagas e pouco confiáveis!

A Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) desloca para a relação a dois toda a dinâmica amorosa: é momento de revisão na maneira como você se comunica, expõe seus problemas ou pede ajuda. Se você estiver ou não vivendo um relacionamento estável, a configuração astral pede um esforço a mais para a compreensão mútua. Não solte os cachorros sem saber direitinho qual foi o problema, numa discussão!

Mercúrio conjunto a Saturno (entre 5 e 6 de dezembro) pode trazer um acordo importante com seu parceiro. A boa onda se estende até dia 10, ótimo também para conquistar alguém que mexeu seu coração! Isso, se você está vivendo um momento de dúvidas amorosas, pode ser o fator que vai definir tudo!

Com a Lua crescente em Áries (em 26 de dezembro), a paixão, a sensualidade e o amor ganham mais destaque ainda! Se dezembro é um mês de importância para os relacionamentos – estáveis ou não – depois da mudança lunar o assunto aumenta de importância. Talvez você se sinta super mobilizado para entrar de cabeça numa relação.

Quanto a vida em família, o fim do ano é o melhor momento de compreensão, amparo e satisfação. Se puder armar algo com eles, reserve o período do Natal em diante.

Amigos e amores serão mistura indigesta na primeira quinzena - reserve tempo e atenção ora para os primeiros, ora para seu romance. Se misturar, pode ter certeza de que haverá problemas, discussões e explicações, mentirinhas e mentiras sérias.

Capricórnio (22.12 a 20.01)

Um lindo início de mês com amigos, cheios de esperança e ideais conjuntos, iluminando sua primeira semana do mês – com Júpiter trígono Netuno (entre 1 e 5 de dezembro). A empolgação vem de viagens, projetos em comum, sonos compartilhados e muita animação! A convivência com amigos será super estimulante também no fim do ano: com Marte trígono Netuno (entre 27 e 28 de dezembro), quando os planos de viagem decolam de verdade, e a companhia de pessoas queridas será altamente energética!

Mas nem tudo são flores – apesar de tudo, com Marte em Escorpião (entre 9 de dezembro e 27 de janeiro de 2018), nunca se sabe quando pode surgir um ressentimento entre amigos. Por isso, fique ligado: não se envolva em disputas entre eles, nem dê corda para ciumeiras.

No amor, altos e baixos – mais altos, com Júpiter trazendo o reforço da cumplicidade e dos projetos em comum. Algum problema do passado pode ser resolvido entre vocês também, na primeira quinzena. Se você vive uma relação firme, há o que comemorar e para reforçar ainda mais essa tendência, quanto mais planos em comum, melhor!

Lua crescente em Áries (em 26 de dezembro) traz animação e novidades no âmbito familiar. É uma onda de libertação e novidades chegando com força. Mudanças vêm chegando na família, e você saberá delas na segunda semana. Por um lado, libertação, renovação e novidade, mas por outro pode ser um pouquinho assustador. E talvez você precisa de um tempinho para se acostumar com a novidade!

Prepare-se para um momento de certa solidão e isolamento no Natal. A consciência de que nem tudo pode ser controlado na vida, que nem sempre podemos estar com quem amamos e que muitas vezes somos incompreendidos por quem queremos bem. De alguma forma essa percepção pode trazer também um isolamento forçado, ou necessidade de provar desvelo e cuidado com alguém querido.

Aquário (21.01 a 19.02)

A companhia dos amigos será estimulante, alegre e calorosa desde o começo do mês, com Vênus em Sagitário! Ocasião para brindar o fim do ano e as amizades não faltarão!

Tenha cuidado com equívocos e mal-entendidos na primeira quinzena, pois os astros prometem confusão com expectativas cruzadas, diferentes, palavras soltas que dão margem a compreensões erradas. E tudo isso tem a ver com a animada Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) que traz distração e animação, somando com Mercúrio retrógrado de 3 a 22 de dezembro em Sagitário – um toque a mais de cuidado tanto no amor quanto com os amigos, por favor!

Também com seu amor, você está cheio de projetos e ideias para compartilhar. Um amor do passado pode dar sinal de vida, confundindo sua cabeça. Mas não vale tomar atitudes antes de pesar bem a situação – a clareza só vem no fim do mês. E nesse ínterim, você ficará sabendo de algo que pode mudar totalmente sua visão sobre a pessoa. Afie seu olhar e seus ouvidos e prepare-se pra este momento.

Esfriamento de amizades ou a conclusão de um caso de amor chegam na Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro), quando o relógio astral marca o fim de um período. Se houver alguma pendência a ser resolvida com pessoas queridas, trate de fazer isso antes dessa data, porque depois vai ficar mais e mais distante e difícil a chance de aproximação.

Para as relações amorosas, vale a regra da constância, da lealdade e da fidelidade: com três astros no sério, responsável e comprometido Capricórnio, conte com boas semanas dedicadas ao amor de verdade – aos parentes, filhos, amigos ou amores, não importa!

Peixes (20.02 a 20.03)

Amizades, amores, esperanças compartilhadas, tudo isso se relaciona de um modo bastante intenso desde o início do mês. Com a Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro), por exemplo, há chance de terminar um relacionamento que não vai bem. Ou, de conversar com seu cônjuge, com a firme intenção de aparar arestas, de encontrar um modo mais equilibrado de convivência em comum.

Dezembro também pode ser um divisor de águas – planos, esperanças, projetos com amigos e com seu amor estão todos envolvidos nesse momento. O relógio astral bateu as horas e deu os limites de todas essas relações. Com Saturno em Capricórnio (a partir de 20 de dezembro), você terá mais critério, rigor e exercerá um julgamento mais justo com os amigos e também sobre seu casamento – ou relação estável, qualquer que seja o nome que você dá a ela!

O que irá sustentar seu relacionamento amoroso é a disposição realista de ambos. E os projetos em comum, que podem ser realizados de verdade, sem ilusões. Quem informa isso é a trinca de astros em Capricórnio, constituída por Saturno, Sol e Vênus. Muita gente poderá se espantar com seu comportamento mais distante e observador – e as exigências, que até então não haviam, ou eram pouco claras, irão delimitar a relação com todos.

De modo geral, apesar de todo o tititi social prometido na primeira quinzena, seu coração estará esperando provas de afeto e somente depois disso estará disposto a se comprometer. O que, atesta Saturno, pode ser a saudável diferença entre se perder em ilusões ou construir algo confiável com pessoas igualmente confiáveis.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Blog Alto Astral
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Peixes
Escorpião
Leão
Gêmeos
Libra
Touro
Câncer
Virgem
Capricórnio
Sagitário
Aquário
Áries
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Câncer
Aquário
Gêmeos
Libra
Peixes
Sagitário
Touro
Capricórnio
Virgem
Escorpião
Topo