Horóscopo

Dinheiro em Dezembro: leia as previsões para o seu signo

Getty Images/iStockphoto/hidesy
Confira as previsões de finanças para o mês de dezembro Imagem: Getty Images/iStockphoto/hidesy

Barbara Abramo

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 00h00

Descubra como estarão as finanças e o desenvolvimento da sua carreira em dezembro, de acordo com as previsões mensais de Barbara Abramo.

Veja também

Áries (21.03 a 20.04)

Vontade de mudança e disposição pra fazer: força total em dezembro! Mas tome cuidado com tudo que envolver documentos, transações e comunicação, já que Mercúrio retrógrada em Sagitário dois dias depois, e só retoma seu movimento direto pertinho do Natal, em 22 de dezembro. Ou seja: siga sua empolgação, mas confira os detalhes de tudo para realizar seu sonho!

Entre 5 e 7 de dezembro, Marte e Saturno dão sinal verde para planejar os próximos passos financeiros e estabelecer metas e objetivos neste setor, em 2018.

Sabe aquela dívida que o atormenta, aquele cliente que não traz grandes retornos? Repense essa relação, zere as pendências, especialmente as que tem com a lei. Acabe com algumas dívidas – a Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro) será poderosa para isso. Você vai encontrar o jeito certo para fazer isso, mas fique atento às letrinhas pequenas dos contratos e aos prazos. Uma dívida antiga precisará ser saldada também.

Chegou a época das mudanças lentas e importantes, que começam na terceira semana e seguem adiante, nos próximos dois anos: Saturno entra em Capricórnio em 20 de dezembro. O trânsito deste planeta lento vai durar dois anos. Para você rever toda a sua carreira, profissão, seus objetivos de vida e trabalho, não haverá melhor. Saturno traz objetividade, rigor e disciplina para resultados seguros, mas de conquista lenta. Programe-se, planeje-se e tudo será um grande aprendizado.

A terceira semana do mês será de impacto positivo para sua carreira e profissão: o Sol ingressa em Capricórnio (em 21 de dezembro) trazendo consciência e luz sobre o que você quer fazer da vida realmente, em seguida Vênus ingressa em Capricórnio (em 25 de dezembro), onde transitará até 18 de janeiro de 2018, trazendo parcerias e sociedades interessantes.

Mais uma vez Marte chega agitando a sua cena financeira, desta vez antes do ano terminar: 27 e 28 de dezembro são dias incríveis para usar a imaginação em prol de saídas honrosas para melhorar suas rendas!

Touro (21.04 a 20.05)

Dezembro promete ser tanto um mês de armadilhas para o seu dinheiro, quanto trazer uma chance única de zerar um monte de pendências, comprometendo-se com um plano eficiente para finalizar dívidas.

Vamos lá explicar tudo direitinho!

As armadilhas começam de cara, com uma conjuntura astral de empolgação e desperdício, associados à provável necessidade de arcar com custos e gastos de um terceiro, que pode ser parente, e o risco de perda de itens ou demandas na Justiça.

A Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) aponta gastos com parentes ou uma outra pessoa, e no mesmo dia, Mercúrio retrograda em Sagitário. Além da pressa e do descompasso emocional deste momento delicado, há as demandas financeiras em alta.

O trânsito de Vênus em Sagitário, que começa logo no dia 1º, será uma tentação e um perigo para suas finanças. Impulsividade, consumismo e otimismo além da conta. Além de otimista demais, há os mal-entendidos de Mercúrio retrógrado. A receita completa do perigo financeiro: risco de comprar itens quebrados, ter mercadorias extraviadas e vários arrependimentos depois. Não se deixe levar por esses impulsos, sob risco de comprometer suas finanças por um tempo maior do que gostaria.

A parte boa e a chance de zerar dívidas vêm na terceira semana. Se você já tem dívidas, aplique conscientemente o melhor momento do mês pra acabar com a maior parte delas: entre 16 e 18 de dezembro, três astros estarão juntos em Sagitário. Olha só que importante: somente daqui a 30 anos, os três astros - Sol, Lua e Saturno – estarão de novo juntos na sua casa astral de dívidas e dinheiro compartilhado. É o momento de desfazer sociedades, de separar rendimentos – os seus e os dos outros – de negociar todas as dívidas. E não de fazer mais delas! Se você tem dificuldades, peça ajuda para quem entende disso.

Muita atenção em não fazer novas dívidas nem comprar nada novo que comprometa seu orçamento por muitos anos, mesmo que agora você ache que vai dar pra arcar com os gastos no futuro!

Adie as compras de longo prazo: a partir de 20 de dezembro, liberado! Aí, os astros estarão em outra posição, sinalizando mais lucidez, capacidade de escolha e acerto em geral. Use a criatividade para os presentinhos de Natal.

Gêmeos (21.05 a 20.06)

O mês começa com um belo aspecto entre Júpiter trígono Netuno (entre 1 e 5 de dezembro), o que traz prosperidade e sorte na carreira e na profissão, com possível oportunidade de realizar um sonho acalentado há muito. Oportunidade única, que passa rápido e dura pouco, mas importante para tomar decisões, aceitar convites e topar uma empreitada diferente.

Quem depende de clientes ou tem sociedade de negócios, porém, precisará se preparar para um mês em que sua paciência será testada por demandas, que podem ou não vir disfarçadas de lisonjas, manipulações e adulações – o resultado final é um só: levá-lo a fazer o que elas querem!

Acrescente a isso uma boa dose de equívocos, com clientes, sócios e até cônjuge guardando certas verdades de você - talvez porque nem eles mesmo estão certos do que desejam. O sinal disso é dado por Mercúrio, que retrograda em Sagitário (de 3 a 22 de dezembro). De modos que você tem de ter paciência com todo mundo, não se comprometendo demais com nada até um pouco antes do Natal.

Outro sinal astrológico importante para suas finanças e trabalho: vem vindo muita coisa pela frente! Com Marte em Escorpião (de 9 de dezembro a 27 de janeiro de 2018), você terá mais tarefas e trabalhos. A maior deles, insignificantes — não trazem prestígio, reconhecimento ou destaque. Mas por estes mistérios da vida, eles serão como estruturas poderosas que irão pavimentar seu sucesso daqui a seis meses! Vale investir.

Na Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro) focalize reparos na casa, acertos em relação a patrimônio, imóveis e etc. Será um bom período para negociar – mas somente assine algo depois de 22 de dezembro. Faça coração duro para pressões antes dessa época.

Quanto ao dinheiro propriamente dito, Saturno em Capricórnio dá as cartas de 20 de dezembro em diante. Elimine fontes de dinheiro desperdiçado invisível, aqueles trocos que saem pelo ralo e no fim do ano te impedem de fazer algo importante. Corte dívidas e gastos desnecessários, começando já em dezembro, após o Natal. Saúde financeira é a meta dos próximos anos! Invista nisso. Para valer.

Câncer (21.06 a 21.07)

Rotina e tarefas do cotidiano ganham expressão, exigem atenção, demandam esforços e paciência – pelo menos até a época das festas! Para suavizar um pouco a onda de demandas, Vênus ingressa em Sagitário (em 1º de dezembro), garantindo alguma tarefa nova, que inclui relacionamento com equipe, gente de fora do país – empresas, pessoas e etc. – publicações e uma boa dose de arte! Tente algo experimental e novo, e conseguirá acertar vários objetivos de uma vez só – na terceira semana de dezembro, por exemplo, com Vênus trígono Urano (entre 20 e 21 de dezembro).

Novas funções ou responsabilidades são anunciadas já na primeira semana, e Marte sextil Saturno (entre 5 e 7 de dezembro) prometem: se você focar nas tarefas mais importantes, conseguirá cumprir todos os prazos direitinho.

Um momento especial do mês chega com a Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro); aí, junto com ela estará Saturno, dando um toque de seriedade e compromisso às decisões relativas a profissão e trabalho. Pode ser que você esteja encerrando uma etapa na empresa em que trabalha, ou mesmo tenha planos de mudança, devido ao esgotamento do modelo de vida atual. Seja o que for, não se engane: como é a última conjunção de Saturno com Sol e Lua em Sagitário por anos (a próxima ocorre em 2046) suas decisões terão efeitos por longo tempo.

É bom redobrar a atenção com documentos, papéis ou contratos entre 3 e 22 de dezembro, período este em que o astro da comunicação, Mercúrio, retrograda em Sagitário. Há risco de ter de refazer tarefas também. Tenha cópias de tudo que for importante para o bom funcionamento da sua rotina de vida.

Planos e projetos de futuro, relacionados a trabalho e tarefas estão em alta justamente no período do Natal. É aí que Vênus e Saturno se unem pela última vez em Sagitário, criando a conjunção que vai selar uma decisão que pode mudar de verdade seu cotidiano e seu dia a dia. Pode ser um dia perfeito para você tomar decisões íntimas, e em seguida, colocá-las em prática depois das Festas de fim de ano. Mas será uma data decisiva para entender limites, estabelecer o que é ou não sua responsabilidade.

Leão (22.07 a 22.08)

Na segunda semana, tenha cuidado com compras – Vênus e Netuno armam pegadinhas chatas para o seu dinheiro entre 9 e 10 de dezembro. Aliás, a Lua minguante em Virgem, que acontece no dia 10, marca um momento excelente para você rever suas contas e fechar a torneira dos gastos supérfluos. Note bem: o que é essencial para você, somente você mesmo pra definir. Cada um tem o seu essencial. Seja fiel ao seu e corte o que não é.

Se você tem um negócio próprio ou está em vias de tomar uma decisão sobre ele ou mesmo já cansou do atual emprego, e pensa em mudar, dezembro é o seu mês especial de decisões importantes! O bem ou mal de um negócio seu será devidamente ponderado por você neste fim de ano. Pois você já contará com todas as informações, experiências e reflexões necessárias pra isso. E é justamente na terceira semana que o relógio astral marca a hora certa das definições, logo na sequência da Lua nova em Sagitário, que ocorre no dia 18 de dezembro.

Na terceira semana de dezembro ocorre a mais importante mudança de 2017: Saturno, o astro da estrutura, da eficiência, da realidade, muda de signo, chegando ao seu domicilio. E o que isso quer dizer? Que o astro cumprirá a promessa de trazer a consciência do tempo, dos limites, da disciplina, terminando a fase de exageros fundamentalistas que Saturno em Sagitário trouxe. Enfim, daí em diante, tudo que faz parte de seu dia a dia de trabalho passará pelo crivo da eficiência, da realidade e da essencialidade. Novo trabalho, mais estável e talvez sem grandes excitações ou brilhos, criará ordem em sua vida atual ao longo dos próximos dois anos, período este em que o astro transitará o realista e ambicioso Capricórnio.

Além de Saturno, o Sol ingressa em Capricórnio (em 21 de dezembro) também, seguido por Vênus em 25 de dezembro. A trinca de planetas no signo do tempo irá ter um papel benéfico na sua vida profissional, aproveite a onda boa que vai até 18 de janeiro de 2018.

Virgem (23.08 a 22.09)

Setor financeiro bastante tumultuado em dezembro – o mais delicado de todos, na verdade. Você pode ter muito mais clareza de suas metas, mas terá de explicar melhor o que deseja ser, apresentar, mudar na área profissional – e isto já no início do mês. Muita conversa e pouco resultado prático também é um risco. Perigoso para quem estiver procurando trabalho! A Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) traz a necessidade de negociar mais no trabalho, de rever associações e sociedades, mas Mercúrio retrógrado (de 3 a 22 de dezembro) em Sagitário, promete lentidão e trapalhadas nesse sentido. Preocupações com a vida familiar atrapalharão a sua clareza para decidir rumos profissionais na primeira quinzena. O mais certo seria aguardar um período de mais clareza e ele somente virá a partir da terceira semana.

Impulsos para estudar, aprender, alargar seu contato com pessoas ligadas ao seu trabalho vem com muita força a partir da segunda semana. Época ideal para você fortalecer sua rede de contatos, rever seu CV, marcar entrevistas e agilizar qualquer projeto de trabalho que esteja na sua mira. Não fique esperando, vá atrás: Marte em Escorpião (de 9 de dezembro a 27 de janeiro de 2018) anima e traz a fluência e o pensamento estratégico para vencer dificuldades, além de um forte desejo de aprender e divulgar seus negócios.

Se pensa em fazer um curso de atualização, informar-se melhor sobre técnicas e equipamentos novos para seu trabalho ou carreira, a pedida é ir no embalo do astral da primeira semana! Com Mercúrio trígono Urano (entre 9 e 10 de dezembro) as novidades são excitantes! Também ótimo para negociar com fornecedores, empregados e subalternos. E um toque bacana: se você anda tendo problemas com seu convênio de saúde, ou seguro do veículo, é o momento certo de ir atrás de informações e batalhar por seus direitos. Suas chances de vencer são ótimas!

Fique ligado: alguns dias antes do Natal, deve acontecer a conclusão de um negócio, acordo, envolvendo patrimônios, imóveis e etc. Se for o seu caso, deve haver um final realista, possível, e a partir daí, nova fase!

Libra (23.09 a 22.10)

Um mês de expansões, bons resultados, depois de negociações exaustivas e complicadas – leia sempre as entrelinhas!

Surpreenda, na segunda semana, fazendo uma proposta inesperada para um cliente, ou parceiro: Mercúrio e Urano garantem sucesso. Mas você tem de agir rápido, porque assim como vem, a oportunidade vai embora bem rápido! E além de ser ágil, seja muito claro e se prepare para um período de negociações que só terminará no fim do mês.

Com Marte e Júpiter juntos em Escorpião, a partir da segunda semana, o otimismo e a impulsividade são uma dupla poderosa, mas também perigosa – gastanças por impulso, que chegam com a autoconfiança de que seus recursos são ilimitados. Será mesmo? Pense bem. Marte transitará Escorpião até o fim de janeiro de 2018. Tente se controlar até lá, repensando prioridades de gastos.

Um curso rápido, uma viagem curta podem ser ótimos investimentos desde o comecinho do mês – com Vênus em Sagitário, você vai crescer e se sentir muito mais seguro e de bem com a vida, então vale a pena reservar um dinheirinho para isso.

A Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro) acontece em um momento astral importante, trazendo consciência e fé em você mesmo. Use ambas para expandir seu relacionamento com clientes.

A partir da terceira semana, com três astros em Capricórnio, se inicia uma fase longa e importante em que o foco dos investimentos e aplicações, e da sua segurança financeira em geral, tem relação direta com imóveis, patrimônio, bens de raiz. Algo deve ser decidido aí!

Nos últimos dias de dezembro (27 e 28 de dezembro), Marte e Netuno inspiram boas compras e escolhas – sinta o que te traz segurança, o que tem valor pra você, e comece a fazer as adaptações necessárias pra chegar mais perto do estilo de vida de seus sonhos.

Escorpião (23.10 a 21.11)

Finanças bem atrapalhadas na primeira semana, com a Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) trazendo necessidade urgente de resolver dívidas e pendências. Se você lidar com clientes, fique atento para ver se eles realmente pagarão o que devem. Além disso, o fator complicador de Mercúrio retrógrado em Sagitário (entre 3 e 22 de dezembro), incidindo negativamente, na forma de confusões, extravios, erros e enganos no seu setor financeiro, de ganho de dinheiro e gerenciamento de recursos. Um período curto e perigoso para fazer aquisições ou tomar decisões financeiras? Quando o Sol tensionar Netuno (entre 2 e 4 de dezembro), fuja mesmo.

Mercúrio conjunto a Saturno (entre 5 e 6 de dezembro) ótimo para fazer planos realistas sobre seu dinheiro e investimentos e para organizar as contas daqui pra frente – porém, conforme indicado acima, reveja os detalhes! Em seguida Marte e Saturno (entre 5 e 7 de dezembro) confirma a tendência a novos negócios que dependem mais de sua iniciativa e experiência para darem o resultado esperado! Mas as coisas só darão certo se você focar, for insistente e cuidadoso com os detalhes. Pergunte tudo!

O lado bom? Vênus ingressa em Sagitário (em 1º de dezembro) prometendo presentes, mimos e bônus. Mesmo que eles não sejam suficientes para dar conta do que sai, é sempre um prazer!

Você poderá receber uma proposta inesperada sobre um imóvel na segunda semana – é bacana se você abrir seu coração para a ideia, mas acertar os contratos mais para o final do mês. Lembre-se de que Mercúrio retrógrado até 22/12 prega peças...

A Lua nova em Sagitário (18/12) encerra um período – pode ser que você tenha esgotado uma fonte de renda, ou ela simplesmente chega ao fim. É um ciclo que está terminando e não há o que fazer, a não ser se reorganizar, estabelecendo prioridades e urgências em primeiro lugar. Cabe consultar um orientador financeiro antes de a lunação acontecer!

Saturno ingressa em Capricórnio no dia 20/12, para uma temporada de dois anos. Será um ciclo de importância para você investir em conhecimento, comunicação, relacionamento com clientes, colegas, estudos, enfim. Faça seus planos para desenvolve-los ao longo destes dois anos. Comece em dezembro, no fim do mês!

No Natal, importantíssimo lembrar: faça seus presentinhos com a imaginação e com criatividade, sem se deixar arrastar por dívidas que mais tarde pesarão em seu bolso.

Sagitário (22.11 a 21.12)

Aproveite o mês para encerrar uma fase. Pois este é o simbolismo dos astros e a tendência mais importante de dezembro. Até a Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro) programe saídas, encerramentos de fase, de cargo, de empresa, de profissão até! Certas limitações e impedimentos que o impossibilitaram de ser mais livre na área profissional e financeira devem começar a se dissipar a partir deste mês, a partir da segunda quinzena. E daí em diante, só mesmo a sua experiência de vida e a consciência clara de seus talentos e dons, para começar uma nova fase.

Com a Lua minguante em Virgem (em 10 de dezembro), vem a chance de terminar pendências, trabalhos ou tarefas. Talvez essa mudança traga algo maior, com consequências ainda não muito claras em dezembro, mas que definirão melhor seus encargos e ocupações a partir de janeiro próximo. O certo é que você perceberá que toda uma fase de vida está se encerrando – e com muito mais impacto do que imaginava!

A grande modificação que promete determinar o sucesso ou insucesso de suas atividades financeiras é a chegada de Saturno em Capricórnio no dia 20 de dezembro. A partir daí e até fins de 2022, tudo o que você tem de fazer é criar uma estrutura mais sólida, consistente e confiável. Vai ser um trabalho lento, em que suas limitações terão peso. Sim, porque se você sabe no que é bom, pode reforçar essa área! A ideia é viver de um modo mais frugal, essencial, em que a estrutura de base conta mais do que os detalhes. Alguns sagitarianos, ou pessoas que nasceram com o ascendente neste signo, poderão sentir que uma fonte de segurança material e financeira está terminando. O que obrigará a uma revisão pessoal, uma reciclagem. Saturno é o astro da pobreza pra quem não sabe usar com critério, disciplina e limites seus recursos. É bom você ficar atento a isso!

Atenção, finalmente, às armadilhas, ou seja, negócios que parecem bacanas, mas que no fim se mostram pouco seguros, decepcionantes: o Sol tensiona Netuno (entre 2 e 4 de dezembro), trazendo risco de enganos em transações imobiliárias, compras de vulto ou compra de bilhetes de viagem, estadias e etc.

Capricórnio (22.12 a 20.01)

Trabalho ou tarefas sem muito brilho ou destaque chegam com o início do mês – e Vênus em Sagitário (a partir de 1º de dezembro) traz até um contentamento íntimo de não chamar atenções sobre você.

Mas no contexto geral, os primeiros dez dias do mês prometem ser mais complexos e exigirão mais de você. Marte sextil Saturno (entre 5 e 7 de dezembro) traz trabalho a mais, com algumas dores de cabeça e pouco reconhecimento. Mas não se desanime, porque é um ciclo que está se encerrando! É o clima e o momento de revisões com Mercúrio em Sagitário, trazendo reparos e refazimento de tarefas que estavam malfeitas, ou foram esquecidas. Alerta vermelho para contratos malfeitos! Além disso, o Sol tensiona Netuno (entre 2 e 4 de dezembro) - cuidado ao tratar de negócios com pessoas que não conhece bem ou feitos de boca. A Lua cheia em Gêmeos (em 3 de dezembro) esclarece desentendimentos, especialmente com subalternos e assistentes – vai rolar muita conversa antes de um entendimento justo!

Evite gastos e compras na primeira semana também. Com Marte oposto a Urano (em 1º de dezembro), a chance de gastar com algo imprestável é grande. Nesta mesma semana, conflitos com chefes podem tirar você do prumo, por um momento.

Mas a partir do dia 10, tudo parece melhorar – e Marte impulsiona novos projetos e planejamentos de futuro!

Daí em diante, você pode prestar mais atenção nos seus limites e tomar decisões com base nisso. Afinal, o que você realmente quer ou precisa fazer para viver de um modo mais de acordo com o que julga ser o correto pra si mesmo? Até onde vão seus limites nisso? Perguntas para você responder daqui em diante.

Aquário (21.01 a 19.02)

Talvez você não tenha feito nada demais, mas Júpiter e Netuno expandem sua reputação profissional e social. Pode ser também que por vias indiretas, isso ocorra. Se, por exemplo você é casado, as honrarias ou promoções ao cônjuge trazem resultados benéficos que expandem suas oportunidades de forma indireta, porém real.

O maior fator de impulso na área financeira e profissional será o ativo trânsito de Marte em Escorpião (entre 9 de dezembro e 27 de janeiro de 2018), prometendo ousadia, resistência, comando da própria posição e capacidade de enfrentar rivalidades. A associação de Marte e Júpiter juntos neste signo representa um momento incrível de oportunidades e expansão de metas e ambições.

Prepare-se para se despedir de um trabalho em equipe ou junto a uma associação. O tempo já passou para isso continuar em sua vida da mesma forma e com a mesma importância. Não tente segurar algo cujo tempo já passou.

Nos últimos dias de dezembro reserve um tempo para aplicar sua energia em objetivos e metas profissionais e de carreira pra 2018. Com Marte trígono Netuno (entre 27 e 28 de dezembro), sua imaginação e disposição estarão a mil por hora e o resultado será um lindo planejamento!

Peixes (20.02 a 20.03)

Reconhecimento e oportunidades de se destacar profissionalmente não faltarão para você, como atesta Vênus em Sagitário, porém será imprescindível que este sucesso todo venha acompanhado de clareza na comunicação e nas promessas. Repare que o astro da expressão e da mente prática, Mercúrio, retrograda também em Sagitário na primeira semana – este planeta somente voltará ao seu movimento direto no dia 22. Portanto, até este dia, tome providências para que a comunicação seja bastante clara, além de contratos e demais acertos escritos e negociações que tenham relação direta com sua profissão.

Um fator complicador nesta época é a tendência de ser levado a fazer algo prejudicial, como saída escapista da realidade. Outro risco é você ser seduzido a fazer algo prejudicial a suas finanças ou profissão, sendo enganado com promessas de outras pessoas. Esses erros de interpretação e má compreensão no campo profissional são realmente um perigo nos primeiros 12 dias de dezembro. Vigie melhor sua imagem e reputação, que podem ficar abaladas por enganos cometidos nesse momento.

Contratos assinados na primeira semana, sob o ritmo de Mercúrio conjunto a Saturno (entre 5 e 6 de dezembro), encerram uma fase e ao mesmo tempo iniciam outra: a de mais objetividade e clareza sobre o que você pode e quer entregar na profissão. Pode vir uma notícia importante sobre seu emprego!

Um desfecho importante na sua vida profissional chega com a Lua nova em Sagitário (em 18 de dezembro), a última que traz também a conjunção de Saturno neste signo. Por longos meses o astro do tempo transitou no signo das visões de mundo mais amplas, do que é justo e correto, mas com mão pesada, exagerando na rigidez. Agora, chega a chance de corrigir rumos e rever a sua atuação. Alguns piscianos – ou com Ascendente neste signo – talvez cheguem a conclusão de que é hora de encerrar um capítulo importante de suas vidas profissionais. Sair de um emprego, começar uma nova carreira, tudo depende da sua clareza e disposição de enfrentar um futuro que depende apenas de você construir – um recado que vai ser bem dado por Saturno nestes próximos dois anos.

Repare que interessante: na mesma época em que há reconhecimento, há também a certeza de que uma fase terminou na carreira. Outras atividades, um outro alento, chegarão com força a partir do fim do ano! Embarque nessa viagem sem medo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Peixes
Escorpião
Leão
Gêmeos
Libra
Touro
Câncer
Virgem
Capricórnio
Sagitário
Aquário
Áries
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Céu do Mês
Câncer
Aquário
Gêmeos
Libra
Peixes
Sagitário
Touro
Capricórnio
Virgem
Escorpião
Topo