Topo

Esteticista das famosas é contra obsessão do filtro solar e explica por quê

A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira - Divulgação
A esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira Imagem: Divulgação

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 04h00

Há mais de 30 anos a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira estuda como produtos naturais aliados à biotecnologia podem ser utilizados de forma eficaz para cuidar da nossa pele. Diante da experiência e do conhecimento que adquiriu, ela é taxativa em relação a procedimentos como botox e o uso de filtro solar. "Sou contra todos". 

O que Roseli prega, no entanto, vai contra as orientações difundidas pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) -- uso constante de um protetor solar com FPS 30.

"Nós preconizamos o uso da fotoproteção, que ocorre com o uso de cremes e/ou atitudes, como não ficar exposto ao sol o dia todo, usar chapéu e óculos escuros", explica Aldo Toschi, Conselheiro da SBD e dermatologista do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Segundo Toschi, para os que têm a pele mais sensível, como pacientes alérgicos e crianças, a opção dos filtros físicos é a mais indicada. "Eles formam a barreira da mesma forma, porém com uma interação mais baixa com o organismo, resultando em menor chance de irritação."

Veja também:

Ao falar sobre exposição ao sol, Roseli é cuidadosa e defende os benefícios para a nossa vitalidade, algo que não é consenso entre todos os especialistas. Por isso, criou a própria linha de cosméticos, que hidratam e deixam a pele resistente, o principal segredo. 

"A máscara com base de abóbora tem carotenos e aminoácidos, que fortalecem fibroblastos, melhoram o colágeno e fortalecem a melanina (células que protegem e dão cor na pele). Quando a pessoa pega a irradiação, a melanina faz a defesa", explica. 

Para Valéria Petri, dermatologista e vice-reitora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo),  "o uso obsessivo do filtro solar de alto fator de proteção é desnecessário e caro" e ainda há incógnitas sobre ele.

"Os filtros de alto FPS --acima de 30-- têm mais insumos, cujos efeitos de longo prazo são desconhecidos, e a possível barreira para a síntese do hormônio colecalciferol (a vitamina D3), que os humanos necessitam como elemento essencial de sobrevivência. Por isso, o fator de 15 a 30 é suficiente. Exceções ficam por conta da avaliação médica", afirma. 

Toschi lembra que seria mesmo importante que todos conseguissem tomar sol nos horários indicados. Ele, por exemplo, diz que quando consegue fazer isso entre 8h e 9h da manhã, não usa filtro solar.

"O problema é que isso é algo quase impossível para a maioria das pessoas. E levando em conta que quando mais ficamos expostos, maior chance de ter um câncer de pele, a fotoproteção não deve ser descartada."

A esteticista Roseli Siqueira e Cleo Pires - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cleo Pires e a esteticista
Imagem: Reprodução/Instagram

Roseli estudou cosmetologia durante 12 anos na Argentina, Estados Unidos e França, além de participar de seminários de beleza natural na Europa e Ásia, para se atualizar. Hoje, ela trabalha também assessorando multinacionais, ministrando cursos e palestras em congressos nacionais e internacionais. Os anos de mercado renderam credibilidade e um hall de clientes estelar, como Fafá de Belém, Lilian Pacce, Isabella Fiorentino, Lala Rudge, Izabel Goulart, Raica Oliveira, Cleo Pires, entre outras. 

A seguir, veja a entrevista completa com a cosmetóloga:

UOL: Por que você é contra filtro solar?

Roseli Siqueira: A maioria dos filtros solares é química e tem uma barreira química que compromete a saúde. Sou contra todos. Se fosse obrigada a indicar, mas apenas obrigada, seria o físico, que tem menos química. O ideal é usar fitoprotetores naturais. Eu criei um à base de café verde. E isso não é um filtro solar. Quando nós desintoxicamos a pele e usamos um produto natural, como o fitoprotetor, esse é um antioxidante que aumenta a defesa da pele para reagir contra a irradiação. Mas é de forma natural, pois aumentamos a resistência da pele. Uma pele resistente consegue criar o seu filtro solar natural.

UOL: Qual é o maior problema dos filtros?

Roseli Siqueira: O problema é que muito laser, ácido e filtro solar tiram toda proteção natural e defesa da pele. As pessoas fazem esses tratamentos e qualquer exposição ao sol deixa manchas. Por isso os médicos indicam o filtro. Sem contar o tempo de duração do produto, que é de duas horas, depois ele para de agir e a química fica.

Sou uma pessoa homeopatizada e tudo em exagero me incomoda. Fui atrás para entender o filtro solar, conheci a Roseli e há mais de dez anos ela cuida da minha pele. Faço um tratamento que a fortalece para combater os raios solares nocivos e absorver os benefícios. Sem contar que muitas maquiagens contêm filtro solar, então é química em cima de química. Temos que tomar muito cuidado Lilian Pacce, apresentadora

UOL: Sem o filtro, como cuidar da pele exposta ao sol?

Roseli Siqueira: Indico óleos naturais, como os de coco, girassol ou gergelim, que melhoram os lipídeos (película protetora da pele) e são antioxidantes naturais, por conta dos oligoelementos, protegendo e aumentando a defesa natural contra a irradiação. O óleo não pode ser mineral ou derivado de petróleo, pois frita a pele no sol. Quando você toma sol com o óleo, ele nutre, revigora e ajuda na defesa contra a irradiação. Se vai caminhar, peço para hidratar bem. 

"Relaxe sua mente, corpo e alma! Mãos de fada de @roselisiqueira", escreveu Izabel Goulart neste post do Instagram em uma das visitas à clinica da esteticista - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
"Relaxe sua mente, corpo e alma! Mãos de fada de @roselisiqueira", escreveu Izabel Goulart neste post do Instagram em uma das visitas à clinica da esteticista
Imagem: Reprodução/Instagram

UOL: Qual é o tempo ideal de exposição ao sol?

Roseli Siqueira: Precisamos cuidar da pele e tomar sol de forma segura (antes das 10h e depois das 16h). O correto seria começar com 15 a 20 minutos no sol sempre com a pele muito bem umedecida e hidratada e sempre ingerindo líquidos. Podemos aumentar a exposição aos poucos (cinco minutos por dia) para ganhar aquele bronzeado dourado. Depois de meia hora no sol, tem que ir para sombra e/ou se vestir. Se tomar muito sol em pouco tempo a pele fica ressecada e corre o risco de manchar, pois os melanócitos sofrem com a exposição exagerada.

Há mais de 20 anos a Roseli cuida da minha pele. Gosto de sol e nunca me dei bem com filtro solar, me dá coceira e o cheiro me incomoda. Lógico que não vou fritar no sol como a gente fazia nos anos 1970, mas tomo sol com a máscara de abóbora, que hidrata profundamente e porque gosto do bronzeado que ela deixa. Além disso, muita água e chapéu Fafá de Belém, cantora

UOL: E após o sol, como cuidar para não descascar?
 
Roseli Siqueira: Após o sol indico produtos à base de flor de lótus, maracujá, tília, camomila, calêndula e arnica montana, que tiram a irradiação da pele e deixam a pele hidratada, com viço e com brilho. Quem usa o óleo, hidrata a pele, tem alimentação equilibrada, ingere bastante líquido, não fica com a pele ressecada, com perigo de escamar ou descascar. É bom lembrar que a pele do rosto é mais fina do que a do corpo. Então, você pode tomar um pouco mais de sol no corpo, protegendo o rosto com boné ou chapéu. Mais de meia hora no sol já tem que ir para sombra e usar uma roupa mais fininha. 

UOL: Quais são os benefícios do sol?

Roseli Siqueira: O sol dá energia, melhora a oxigenação interna e a vitalidade, além de liberar endorfina, relaxar, sintetizar a vitamina D, melhorar a estrutura óssea e celular. Com a idade a pele afina, fica flácida, com vasos no rosto e com tendência a perder o tônus --o mesmo ocorre com quem fica trancado em escritório. E o sol ajuda a aumentar a resistência da pele para o calor e para o frio, pois a deixa mais espessa. A pele só enruga se for um pescador, que passa o dia no sol e de forma constante. É preciso criar uma consciência de que o sol faz bem!